Sistema de arrefecimento: Como funciona e sua manutenção

Todo motor de combustão interna gera uma quantidade bastante considerável de calor quando está em funcionamento. Afinal de contas, a queima do combustível dentro das câmaras de combustão geram temperaturas instantâneas de aproximadamente 1000 ºC. Além disso, os gases de escapamento, quando o motor está em regime de potência, podem chegar na casa dos 700 ou 800 ºC. Por irradiação, esse calor dentro do habitáculo do motor aquece toda a máquina que, se não fosse o sistema de arrefecimento ou refrigeração, algumas peças mecânicas fundiriam, travando o motor. Claro, existem também os motores arrefecidos a ar, como o do Fusca e das motocicletas, mas esses motores são um outro projeto, e foram concebidos para que o ar retire o excesso de calor.




Mas a grande maioria dos motores convencionais são mesmo arrefecidos por um líquido especialmente feito para cumprir essa função. A base, normalmente, é água e um aditivo químico (Que pode ser etilenoglicol ou algum aditivo a base de polímeros). Apenas a água já basta para retirar o excesso de calor das câmaras de combustão do cabeçote, no bloco e nos cilindros. O problema é que ela tem um ponto de ebulição um pouco abaixo dos 100 ºC e, se o motor for muito exigido, em vez de retirar o excesso de calor das partes vitais do propulsor, a água entra em ebulição, não cumprindo seu papel.


Além disso, a água sozinha enferruja, o que certamente causará problemas a longo prazo, principalmente aos motores que tem cabeçote ou bloco de ferro fundido. Por isso, o aditivo vem com duas funções principais: Elevar o ponto de ebulição do líquido de arrefecimento (O que evita o motor “ferver”) e prezar os componentes em ferro fundido da ferrugem por meio de elementos químicos. A longo prazo, essa ferrugem acaba entupindo as passagens do radiador, fato que certamente se transformará em transtorno a medida que o radiador perde sua capacidade de retirar o calor excessivo do motor e dissipá-lo na atmosfera.




O sistema de arrefecimento deve, portanto, ter sempre a concentração correta do aditivo recomendado pelo fabricante do veículo. Essa é uma regra básica. Além disso, a frente do radiador deverá ser mantida limpa e livre de insetos ou qualquer coisa que obstrua a passagem do ar. A correia que aciona a bomba de água, que faz o líquido de arrefecimento circular entre o motor e o radiador, deverá estar sempre em bom estado e não pode patinar (Brilho nas áreas internas da correia pode indicar que ela está patinando). Por isso, manter a correia com a tensão correta e sempre em bom estado é essencial para o bom funcionamento do sistema.


As mangueiras não devem ter aspecto de ressecadas e, com o motor frio, apertando-as, não devemos ter a sensação de quebradiço. Se a mangueira estiver ressecada, é a primeira indicação de que ela precisa ser trocada. Para manter o frescor do sistema de arrefecimento, peça a um mecânico especializado ou à rede de concessionários de sua marca que substitua o líquido de arrefecimento totalmente a cada dois ou três anos. Esses cuidados básicos vão evitar problemas futuros que, certamente, farão seu carro te deixar na mão, ou o que é pior, podem levar o motor a fundir, exigindo uma retífica completa ou, se o caso for mais grave, até a compra de um propulsor novo.





Douglas Mendonça

Jornalista na área automobilística há 45 anos, trabalhou na revista Quatro Rodas por 10 anos e na Revista Motor Show por 24 anos, de onde foi diretor de redação de 2007 até 2016. Formado em comunicação na Faculdade Cásper Líbero, estudou três anos de engenharia mecânica na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e no Instituto de Engenharia Paulista (IEP). Como piloto, venceu a Mil Milhas Brasileiras em 1983 e os Mil Quilômetros de Brasília em 2004, além de ter participado em competições de várias categorias do automobilismo brasileiro. Tem 64 anos, é casado e tem três filhos homens, de 17, 28 e 31 anos.

4 Comentários

  1. Alvino Pereira Junior

    Ótima e esclarecedora matéria Douglas, parabéns pelo texto fácil de entender mesmo tendo muitas informações técnicas.

  2. Claudio Drummond

    Parabéns Douglas!

  3. Martos Alessandro

    Muito boa a matéria parabéns Mendonça.. valeu e muito a leitura.

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