Comprar ou manter carro usado: escolha sempre pelo pedigree

Na hora de escolher ou manter um bom carro usado, dê preferência ao pedigree. Mas o que quer dizer pedigree quando nos referimos a carros? Na realidade, pedigree significa tudo o que aconteceu com o automóvel em sua vida pregressa. Além do aspecto geral de um usado, como a pintura de cor homogênea, sem riscos ou retoques aparentes, é importantíssimo saber como o proprietário anterior cuidou daquele veículo. Rodas que não estejam raspadas e pneus com desgaste por igual também são ótimas referências de uma manutenção preventiva feita nesse carro. É ideal também manter seu carro com o tal pedigree, para evitar dores de cabeça e ter vantagens na hora da venda.



Mas o verdadeiro pedigree está mesmo no manual de manutenção, que todo carro decentemente cuidado tem no porta-luvas ou sob a guarda de seu dono. Manter esse documento sempre preenchido e carimbado pelas concessionárias é uma das principais características do pedigree. E isso certamente também livrará o próximo proprietário de uma série de dores de cabeça no futuro. Lembre-se de que quanto mais caro o veículo, maior deverá ser o seu custo de manutenção e o preço de suas peças de reposição. Assim, nesse caso, fique ainda mais atento às peças trocadas e aos locais que são ou foram feitas as revisões, e tudo deve estar registrado no manual de serviços do carro.





Na hora da compra, não acredite muito na conversa de que a revisão foi feita fora da concessionária por um mecânico de confiança. Ainda mais se o carro de interesse for um daqueles de marcas premium. Além de dificilmente ter a garantia da realização do serviço ou do uso de peças originais, poucos são os profissionais independentes que têm um curso para a manutenção desses veículos, ou ainda o conjunto de ferramentas e aparelhos específicos para reparar aquele modelo.





Comparando uma revisão feita na concessionária da marca e outra feita por um mecânico de confiança, você acredita que o carro terá a mesma performance ou que os componentes trocados terão a mesma durabilidade? Eu não, afinal de contas, as marcas gastam muito dinheiro para treinar os profissionais que trabalham em sua rede de concessionárias, e, além disso, desenvolvem ferramentas especiais que permitirão ao profissional treinado trabalhar com mais precisão. Esse fato por si só garante um veículo de durabilidade maior e sem problemas futuros para o seu novo proprietário.





Assim, se você estiver na dúvida entre comprar um carro com, por exemplo, 30 ou 40 mil quilômetros rodados que fez suas revisões no mecânico de confiança e um outro com 50 ou 60 mil quilômetros em que todas as revisões foram feitas na rede de concessionárias da marca, opte pelo carro que rodou mais. E, se você tiver dúvidas entre pagar mais caro pra manter o carro revisado em rede autorizada ou economizar dinheiro com um mecânico de confiança, escolha pelo mais caro. Essas decisões, futuramente, evitarão problemas para você que está comprando ou para quem ainda vai comprar o seu carro. A fábrica previu e listou no plano de manutenção de cada modelo o que vai precisar ser trocado a cada serviço. O mecânico de confiança só vai trocar as peças que quebrarem, e não aquelas que poderão dar problema.

Por isso, opte e mantenha o carro sempre com pedigree, escolhendo o modelo revisado na concessionária e mantendo seu carro da mesma forma. Você nunca será surpreendido e não surpreenderá os futuros compradores.

Douglas Mendonça

Jornalista na área automobilística há 45 anos, trabalhou na revista Quatro Rodas por 10 anos e na Revista Motor Show por 24 anos, de onde foi diretor de redação de 2007 até 2016. Formado em comunicação na Faculdade Cásper Líbero, estudou três anos de engenharia mecânica na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e no Instituto de Engenharia Paulista (IEP). Como piloto, venceu a Mil Milhas Brasileiras em 1983 e os Mil Quilômetros de Brasília em 2004, além de ter participado em competições de várias categorias do automobilismo brasileiro. Tem 64 anos, é casado e tem três filhos homens, de 17, 28 e 31 anos.

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